Ao terminar, todos aplaudiram com entusiasmo.

A palestra prosseguiu com a apresentação dos diapositivos electrónicos e respectiva descrição pelo autor, seguida da participação dos presentes num período de perguntas e respostas e respectivos comentários.

O Ministro da Juventude e Desporto, Eng. Lello, e o Vice-Presidente da Assembleia da República, Dr. Mota Amaral, dirigiram a palavra a todos os presentes felicitando o autor pela obra apresentada, encorajando outros a fazerem o mesmo, chamando a atenção para o trabalho realizado pelos nossos emigrantes fora de Portugal.

Foi um êxito total e que não se esperava neste tipo de actividade literária. Antes e depois da sessão notámos que os presentes compraram o livro pedindo ao autor pela sua assinatura.

Nesta actividade, esteve a assistente do autor, Alexandra Gomes, que não se poupou em dar a sua colaboração tanto nesta noite como em toda a digressão em Portugal. Também esteve presente o responsável pela venda e armazenagem dos livros em Portugal, o Sr. Narciso Neto e sua esposa Mercês.

Foram entregues ao autor vários presentes e ainda um ramo de flores à esposa do autor, Lurdes Mira, oferta de Odete Lopes.

No dia seguinte, 10 de Outubro, o autor foi entrevistado pela RTPi para o programa “Repórter Comunidades”, em que também participaram dois Professores, um deles o Dr. Onésimo de Almeida, da Universidade Brown.

No dia 11 de Outubro, Guilherme Simões, da SIC, a primeira estação de Televisão Independente de Portugal, no programa Notícias-Opinião entrevistou Manuel Mira com a participação da deputada pela emigração do PSD, Dra. Manuela Aguiar. Este programa foi transmitido directamente para os Estados Unidos com a colaboração telefónica de Céu Cirnes e de Carlos Brito, da STV de Newark, New Jersey.

A RDPi convida o autor para o programa “Comunidades”, onde participa durante uma hora respondendo às mais variadas perguntas pela locutora Cristina Borges.

A terminar esta digressão, no dia 16 de Outubro, o autor esteve presente num programa da Rádio Batalha, realização de José Travaços, com António Rodrigues e o proprietário da estação de rádio, Sr. Santos.

Durante duas horas, e com a participação dos ouvintes, foram discutidos vários aspectos da emigração e o impacto do livro, devido aos assuntos disseminados; mas, mais importante, os objectivos que o autor tenta alcançar e que são termos, num futuro não muito distante, um maior número de Portugueses com mais anos de escola, com liceu completo, mais presença nas Universidades e consequente obtenção de Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, o que eventualmente resultará numa maior participação social, política, comercial e industrial a níveis mais elevados.

Despedimo-nos de Manuel Mira com os maiores votos de felicidade para alcançar o seu objectivo.

AG: Jornalista que acompanhou a digressão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

page 1, page 2, page 3, page 4

 

Português ptflag

Apoio é Necessário

  • Sem o vosso apoio
    não podemos continuar o nosso trabalho de pesquisa, educação e todo um arquivo necessário para guardar toda a informação obtida acerca dos Portugueses e Grupos relacionados.  Todos os donativos podem ser usados para deduzir os impostos.  A Fundação PAHR é reconhecida pelo Governo Federal sob a categoria 501c3, como uma organização de  utilidade publica.
  • Actualizada:
    11 de Fev. de 2012