Digressão por Portugal em 2001



Lançamento do Livro Os Portugueses na Formação da América

O lançamento do livro Os Portugueses na Formação da América levou o seu autor Manuel Mira à seguinte digressão pelos Estados Unidos, Canada e Portugal em 2001:

  • 20 de Abril, Toronto, Canada
  • 27 de Abril, Orlando, Florida
  • 10 de Junho, Atlanta, Georgia
  • 7 de Setembro, PISC, Elizabeth, New Jersey
  • 8 de Setembro, SCP, Newark, New Jersey
  • 15 de Setembro, Livraria Casa da Saudade, New Bedford, Massachussets (Cancelado)
  • Digressão por Portugal em 2001:
  • 25 de Setembro, Entrevista com Ana Folhas de Oliveira da Lusa em Lisboa.
  • 8 de Outubro, 8:45, Praça da Alegria, RTP, Porto
  • 8 de Outubro, 15:00, Museu Biblioteca Dr. Luciano da Silva, Cavião, S. Pedro de Castelões.
  • 8 de Outubro, 21:00, Biblioteca Municipal, Vale de Cambra.
  • 9 de Outubro, Entrevista com o Jornal Lusitano, Catarina Oliveira.
  • 9 de Outubro, 18:30, Sociedade de Geografia, Lisboa com Ministro da Juventude e V. Presidente da A.República.
  • 10 de Outubro, 16:00, Entrevista na RTPi, programa "Repórter Comunidades" com Catarina Furtado.
  • 11 de Outubro, 11:00, Entrevista na SIC TV Notícias com Guilherme Simões.
  • 12 de Outubro, 17:00, Entrevista na RDPi Rádio com Cristina Borges.
  • 16 de Outubro, 21:00, Entrevista na Rádio Batalha com José Travaços, António Rodrigues e o proprietário da estação de rádio, Sr. Santos.

A publicação do livro em Português Os Portugueses na Formação da América logo de início suscitou bastante interesse nos Estados Unidos e Canadá, mas a maior surpresa foi em Portugal, o que não é normal quando o autor é um emigrante radicado na América do Norte.

Logo após ter-se tornado público a presença do autor em Portugal, este foi assediado pelos vários órgãos de comunicação social para falar sobre a vida dos emigrantes na América, da sua vida de trabalho intenso e também dos muitos que aqui conseguiram sucesso.

Surpresa geral foi quando os vários jornalistas foram informados da importância que os Portugueses tiveram na formação da América através dos séculos, devido a ter sido criado um estereótipo de todos os emigrantes que se radicaram neste lado do Oceano.

Mesmo que o livro não tivesse tido sucesso em Portugal, o simples facto de que todos os que foram contactados ficaram com uma ideia diferente dos emigrantes no Canadá e na América, valeu a pena esta digressão do autor.

A jornalista Ana Folhas de Oliveira, da Agência Lusa, foi a primeira a contactar o autor e escreveu um artigo que foi distribuído internacionalmente pelos vários órgãos comunicação e que pode ser lido na página da Crítica Literária.

No dia 8 de Outubro, o autor foi um dos quatro convidados no programa da RTP no Porto “Praça da Alegria” - a artista Sofia Alves, o mágico Luís de Matos e o fadista Salvador Taborda. Este programa matinal de Manuel Luís Goucha é um dos programas com mais telespectadores em Portugal e no estrangeiro. Naturalmente também teve um impacto sobre o lançamento do livro, tendo o autor recebido telefonemas de várias partes do mundo, incluindo de amigos que não via há muitos anos.

No mesmo dia, o autor seguiu para Vale de Cambra, onde era esperado pelo médico e historiador Dr. Manuel Luciano da Silva para uma palestra na Biblioteca Municipal desta cidade.

Durante esta visita, Manuel Mira, família e mais convidados tiveram a oportunidade de visitar a Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, em Cavião, onde está instalada a Biblioteca-Museu da Diáspora Portuguesa.

Esta obra de iniciativa local demonstra bem a admiração e orgulho da população local por um dos filhos da terra que teve sucesso nos Estados Unidos e continua a trabalhar para a promoção da nossa gente.

Esta Biblioteca-Museu é a única em Portugal a reunir as várias obras de autores Portugueses no estrangeiro.

O Dr. Luciano disse-nos que a Biblioteca-Museu é dedicada a quatro importantes personagens que representam:

Ciência Médica (1), Descobrimentos Portugueses (2), Historiadores-Amadores (3), Emigrantes (4), e aceita todos os trabalhos dos emigrantes espalhados pelo mundo; por isso, pede a todos para enviarem as suas obras para Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, Apartado 185, 3730-901 Vale de Cambra, Portugal. O autor Manuel Mira ofereceu já um exemplar das suas obras e recomenda a outros para fazerem o mesmo.

O edifício de construção moderna onde está instalada a Biblioteca-Museu está localizado num dos pontos mais atractivos da região e oferece aos seus visitantes todo o conforto e facilidades para estudo e pesquisa, contando ainda com computadores ligados à Internet. Certamente recomendamos uma visita a este local na próxima viagem a Portugal.

Depois desta visita, o autor seguiu para Vale de Cambra, onde na sua ampla sala da Biblioteca Municipal estavam vários dignitários e empresários locais, assim como representantes do Governo.

Para participar nesta palestra esteve também presente a Dra. Ana Mafalda da Costa, que traduziu a edição em Inglês para Português.

 


page 1, page 2, page 3, page 4

 

Português ptflag

Apoio é Necessário

  • doar
  • Todos os donativos podem ser usados para deduzir os impostos.  A Fundação PAHR é reconhecida pelo Governo Federal sob a categoria 501c3, como uma organização de  utilidade publica.
  • Actualizada:
    11 de Fev. de 2012