Genealogia e Cartas dos Nossos Leitores

Historia de Portugal e dos Portugueses

"OS ILHAVOS"

Portuguese Emigrants - Testemunhos de emigrants

“Edifício Corte Real em Toronto”

----

Estudos de Genealogia: Histórias sobre a genealogia portuguesa antes do século vinte são bem-vindas. As cartas serão colocadas nesta página. Por favor, note que o objectivo desta página não é fornecer dados Genealógicos, muitos dos quais só podem ser obtidos de peritos em Genealogia. Sugerimos que assine o "Fórum Português" enviando um
e-mail para a seguinte direcção: PORTUGAL-L-request@rootsweb.com (subscribe)
Sugerimos também que visite a página: www.portuguesefoundation.org/boat.htm

----

***

Desejo um bom dia para todos os portugueses da sua cidade e do mundo.

Eu tambem sou filho de emigrante na França, o meu pai chegou à França em 1965, e agora com o tempo passado, penso em todos os portugueses no mundo.

Estou muito contente por ver que uma pequena terra como Portugal tem filhos em todos os paises e que continuamos a falar a lingua da terra onde nascemos. O nosso coração ainda bate à volta do Tejo e do Douro, e a cantar o fado.

Tantas saudades da nossa terra.

VIVA Portugal e os portugueses

Cesar, França

***

Senhores,

Recebam meus respeitosos cumprimentos por manterem um manterial informativo tão rico e útil.

Sou brasileiro, jornalista de agricultura, e tenho muito interesse em informações históricas como essas que vocês apresentam. Pena, muita pena, que o grande público ainda não tenha cultura para entender melhor o papel de Portugal, de sua gente, dos cristãos-novos e judeus, na conquista do mundo! Mas gostei muito também das crônicas pessoais do Dr. Manuel Luciano, grande espírito culto e humanista.

Grande abraço. Parabéns.

José Carlos Costa de Andrade

***

Senhor Manuel Mira,
Comprei e li o seu livro « Os Portugueses na Formação da América » (tem alguns erros de impressão...) gostei imenso de o ler, parabéns. É pena que não seja publicado noutras línguas como Espanhol e Francês. Faço votos que esse livro encoraje o ensino nas escolas portuguesas (ao menos...) de que foram os portugueses os primeiros europeus a explorar a América do Norte.
Cumprimentos, José-Manuel de Oliveira, Genève Suisse.

***

  Parabéns é um excelente sitio,  depois de correr na internet onde tenho encontrado Portugueses de origem.

     Mesmo nos sitios mais impensaveis, no Hawaii uma grande maioria são de descendência Portuguesa Açoreana e d'Aveiro, encontrei também nos Camarões, no Canadá o primeiro correio mor era portugues, soube por um jornalista d'um journal Francofone de nome Da Silva, e tem uma grande medalha perto da catedral Notre-Dame em Montreal.
     A primeira synagogue foi feita por judeus Portugueses e Espanhois,vou parar para nâo ser aborrecido,só que na grande pintura o soldado que tem a bandeira ao lado de George Wasgington, pensa-se que tambem era Português.
 
Manuel Martins, Canadá

***
Exmos senhores. Soube há muito pouco tempo das questões que se levantam com os chamados Melungos, nomeadamente a sua possível decendencia berber/portuguesa. O facto de em finais de Fev. 2004 ir a Marrocos, exactamnete á parte do deserto (Merzouga/Zagora), onde sempre viveu o povo Berber, ainda mais despertou a minha curiosidade. Nesta viagem irei visitar algumas bibliotecas, uma vez que sou bibliotecário de profissão (exerço actualmemte funções no Ministerio da Justiça), embora a minha deslocação seja meramente turistica. Note-se que não sou historiador mas apenas um curioso da lusofonia, inclusive morei em Macu e em Angola durante muitos anos: fui bibliotecário da Universidade de Macau. Como breve descrição minha, direi também que tenho 52 anos e que moro em Lisboa. Venho escrever-lhes para me disponibilizar a qualquer apoio que precisem de mim, em Portugal ou mais imediatamente em Marocos, nomeadamente algum contacto que deseje faça directamente. Esperando por contacto vosso, apresento os meus melhores cumprimentos, Joaquim Correia .
ps-sobre os Melungos ou Melungeons foi a referência ao livro do senhor Manuel Mira que me alertou para a questão, de que, confesso, nunca tinha ouvido falar...
***
Caro Sr. Correia, peço desculpa de só agora responder à sua amavel email. Devido à quantidade de email, nem sempre me é possivel responder rapidamente. A ligação dos Melungos com o povo Berbere é algo que ainda não foi provado mas existe boas indicações que existem ligações através dos Portugueses. Agradeço sempre qualquer informação adicional que possa ser incorporada numa futura edição.
Espero que a sua viagem a Marrocos tenha sido agradável. Cumprimentos
Manuel Mira, North Carolina, USA

 

page 1 - page 2 - page 3

 

 

Português ptflag

Support is Needed

  • Without your support we cannot continue our work to research, educate and archive information concerning the Portuguese and related groups. All donations are tax deductible. PAHR Foundation is a federally recognized 501c3 non-profit organization.
  • Order Books


  • Contact Us

  • Non-Profit organization incorporated under the laws of North Carolina.
    Dedicated to the Research of Early American History and the Portuguese Making of America. 501 (c) (3)

armillary

  • Updated:
    November 18, 2011